Contextualizando 14 – A acusão contra Jesus – João 18: 29 - 32
29 Então, Pilatos saiu para lhes falar e lhes disse: Que acusação trazeis contra este homem?
30 Responderam-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
31 Replicou-lhes, pois, Pilatos: Tomai-o vós outros e julgai-o segundo a vossa lei. Responderam-lhe os judeus: A nós não nos é lícito matar ninguém;
32 para que se cumprisse a palavra de Jesus, significando o modo por que havia de morrer.
29 ἐξῆλθεν οὖν ὁ Πιλᾶτος ἔξω πρὸς αὐτοὺς καὶ φησίν, Τίνα ατηγορίαν φέρετε κατὰ τοῦ ἀνθρώπου τούτου;
30 ἀπεκρίθησαν καὶ εἶπαν αὐτῷ, Εἰ µὴ ἦν οὗτος κακὸν ποιῶν, οὐκ ἄν σοι
παρεδώκαµεν αὐτόν.
31 εἶπεν οὖν αὐτοῖς ὁ Πιλᾶτος, Λάβετε αὐτὸν ὑµεῖς, καὶ κατὰ τὸν νόµον ὑµῶν κρίνατε αὐτόν. εἶπον [οὖν] αὐτῷ οἱ Ἰουδαῖοι, Ἡµῖν οὐκ ἔξεστιν ἀποκτεῖναι οὐδένα· 32 ἵνα ὁ λόγος τοῦ Ἰησοῦ πληρωθῇ ὃν εἶπεν σηµαίνων ποίῳ θανάτῳ ἤµελλεν ἀποθνῄσκειν.
A prisão e o interrogatório de Jesus apresentou uma série de leva -e-traz e entra-e-sai. Depois de ser levado de Anás para Caifás, na manhá da sexta- feira Jesus é levado do sumo sacerdote para Pilatos. Este, por sua vez, saiu de dentro do pretório e retorna a entrar no pretório para interrogar Jesus.
Notamos neste texto partículas como: de, para, por, em, conhecidas por preposição, assunto que será abordado juntamente com o contextualizando 14.
XI. PREPOSIÇÃO
Preposições são palavras colocadas antes dos substantivos (pré-postas). Elas são exigentes à medida que requerem dos substantivos as formas por elas exigidas relacionando 2 substantivos na frase.
A preposição é uma palavra invariável que liga duas outras palavras.
As preposições não governam o caso, logo, pode haver preposição no nominativo e o verbo no dativo. Cada preposição é usada com determinado caso.
Linhas básicas das preposições

Toda preposição, exceto "περὶ" e "απο" antes de palavra iniciada por vogal perde a vogal .
Nenhum comentário:
Postar um comentário